Uma cidade sem carros, sem ônibus e sem caminhões, onde todas as fontes de emissão de fumaça e micro partículas poluidoras foram banidas para o subsolo. E onde as avenidas e parques foram transformados em oásis de recreação e lazer para seus cidadãos.
Esta é a visão do projeto Tunconstruct – Technology Innovation in Underground Construction: Inovação Tecnológica na Construção Subterrânea.
São 41 parceiros de 11 países europeus que estão reunindo novas idéias e demonstrando os primeiros protótipos já em nível de viabilidade técnica para tentar varrer para as profundezas do subsolo a parte mais suja e poluidora das cidades.
Planejamento de obras
Depois de quatro anos de pesquisas, coordenadas por engenheiros da Universidade de Graz, na Alemanha, foram desenvolvidas várias novas ferramentas para o planejamento de obras subterrâneas.
Entre essas ferramentas estão um novo programa de simulação da construção de túneis, novos conceitos em equipamentos de perfuração e um sistema para o monitoramento da fase de construção dos túneis utilizando cabos de fibras ópticas.
O principal objetivo do projeto foi encontrar formas “para economizar tempo e dinheiro na construção subterrânea e, ao mesmo tempo, minimizar os riscos na fase de construção, aumentando a qualidade de vida dos cidadãos durante e depois das obras,” descreve o coordenador do projeto Tunconstruct, Gernot Beer.
Realidade virtual e robótica.
O simulador de construção de túneis é um sistema completo de realidade virtual onde podem ser avaliadas com antecipação todas as etapas da construção dos túneis, incluindo as dificuldades técnicas e as exigências dos equipamentos, permitindo a adoção de medidas de segurança para evitar qualquer transtorno para as construções na superfície.
Durante a construção, um sistema inovador baseado em sensores de fibras ópticas mede as mínimas movimentações da terra, acima e abaixo do túnel, garantindo que a obra está caminhando conforme previsto. Qualquer alteração geológica que possa interferir na obra é imediatamente detectada.
Depois da finalização da obra, a manutenção do túnel será feita principalmente por robôs, evitando que o túnel precise ser fechado ao tráfego por longos períodos, devido às necessidades de segurança dos trabalhadores humanos.
Passando a bola.
A etapa seguinte, vislumbrada pelo projeto – de cidades que aproveitam melhor os túneis para a criação de sistemas de transportes mais eficientes, sobretudo elétricos – dependerá das autoridades de cada país. Se tomarem decisões nesse sentido, as administrações agora poderão contar com as novas ferramentas, que prometem construções mais eficientes, mais baratas e mais rápidas.
O projeto consumiu recursos de 26 milhões de euros, ao longo de quatro anos de pesquisas. Os resultados de aplicação mais imediata já foram repassados a indústrias fabricantes de equipamentos de construção, o que deverá resultar em equipamentos de perfuração mais eficientes e com maior nível de automação.
Você consegue se imaginar vivendo em uma cidade assim...
Fonte: site Inovação Tecnológica













Olá!
ResponderExcluirMuito interessante essa postagem.
Sobre o aquecimento global gostaria que vocês postassem argumentos contrários a idéia do aquecimento global. Este tema não é consenso total na academia. Aziz Ab'Saber, renomado geógrafo, e um físico brasileiro (que não sei o nome rs) são alguns dos que levantam a mão para dizer que as coisas não são bem o que dizem.
Há argumentos inclusive que toda essa narrativa acerca do aquecimento global é uma maneira de barrar o desenvolvimento industrial dos países emergentes. Soa muito "teoria da conspiração" mas, vale a pena pesquisar.
Vitor
adorei a idéia!
ResponderExcluirrealmente o nivel de poluição ambiental, sonora e visual melhoraria muito!
a qualidade de vida seria outra.
a questão é: quantos anos seriam precisos para se implantar isso em uma cidade do tamanho de SP?...
Espero estar viva até lá para ver!
:o)
Meu comentário em nada tem a ver com o post acima, mas com a pesquisa "OCLIMA ESTÁ MUDANDO":
ResponderExcluirminha opinião, apesar de leigo, mas procuro me informar e ler, ouvir as opiniões de especialistas, é que o clima não está mudando, as situações climáticas atuais, sempre aconteceram. Já houveram ondas de calor, furacões, ciclones, tornardos em todas as épocas, são fenomenos naturais e dependem de ciclos. Atualmente estes fenomenos são potencializados pela ação do homem, isto é, a interferencia humana age ativamente na atmosfera e no meio-ambiente.
Situações climáticas que hoje classificamos como catastróficas, em outras épocas passaram despercebidas, isto por que, o índice populacional atual é maior, por consequencia serão mais os atingidos. Exemplificando, um ciclone na costa na década de 40, atingiria uma quantidade mínina de pessoas, enquanto que a pouco tempo atrás o ciclone Catarina devastou cidades e atingiu milhares de pessoas.
O clima é o mesmo e sempre o será, as consequencias é que se potencializaram ultimamente.
Cuidado com o presente para podermos ter um futuro, já chega o que fizeram com nosso planeta durante tanto tempo, coerência e conciência tem de andar juntas..................como saber o resultado de tudo isso????o que é certo ou errado???? tantos cientistas,engenheiros, etc. já se enganaram, onde estará nosso futuro...o futuro de nossas gerações???..........espero cinseramente que nas mãos de grandes homens de boa vontade......
ResponderExcluirSe der, espero que nossas autoridades ajam logo
ResponderExcluir