Este fenômeno climático pode ocorrer em qualquer dia do ano, porém é no inverno que ele é mais comum. Nesta época do ano as chuvas são raras, dificultando ainda mais a dispersão dos poluentes, sendo que o problema se agrava.
Em São Paulo, podemos observar no horizonte, a olho nu, uma camada de cor cinza formada pelos poluentes. Estes são resultado da queima de combustíveis fósseis derivados do petróleo (gasolina) liberado principalmente pelos automóveis e caminhões. Esta inversão propicia que tenhamos mais:
Problemas de Saúde
Afeta diretamente a saúde das pessoas, principalmente das crianças, provocando doenças respiratórias, cansaço entre outros problemas. Pessoas que tem bronquites, asma e renites são as mais afetadas com esta situação.
Soluções
È necessário diminuir o nível de poluição do ar nos grandes centros urbanos, substituir os combustíveis fósseis por biocombustíveis ou energia elétrica, incentivar o plantio e a preservação de arvores e parques, estas ações minimizariam em muito o problema. Campanhas públicas que conscientize as pessoas a utilizarem transporte público, a fiscalização onde acontecem queimadas contribuiria em muito para ajudar a cidade a gerar menos inversão térmica.
Discussões como esta preocupam as secretarias de meio ambiente e parte da população que, vêem a necessidade urgente de tentar reverter esse quadro. Enfim estão preocupados com o futuro de nossa cidade de nossa população.
Eu tento contribuir para que este projeto se torne um sucesso e tenhamos um número cada vez menor de inversão térmica na cidade, indo a pé a todas as regiões próximas. E você como contribui para amenizar este efeito?
Somos um grupo de amigos, nos revezamos para poder utilizar o carro, cada dia um de nós dirige e dá carona aos outros dois, diminuindo o numero de carros no transito e a emissão de gases poluentes em nossa camada de ozonio. A proposito adorei a matéria, o visual do blog está bem legal.
ResponderExcluirPois é, é preciso encarar de frente a questão de as políticas públicas priorizarem o automóvel ao invés do transporte público, deixando na mão dos indivíduos soluções que deveriam ser públicas.
ResponderExcluirO transporte decente, em veículos que emitam poucos gases, que atendam a população seja onde quer que ela vá e com preços justos seria uma das soluções mais razoáveis do que aumentar pista da marginal Tietê ou cobrar pedágio urbano.... Um transporte público democrático faria bem a nossa saúde....
Parabéns pelo blog, está supimpa!!!
Infelizmente não é só no tempo essa inversão, a inversão térmica é resultado da inversão de valores do descaso do governo e nosso, população que parecemos viver alienados, sem nos darmos conta do que ocorre e as consequêcias que como percebemos já acontece.
ResponderExcluirAlerta Brasil é preciso reverter não só este processo mas tantos outros.
Parabens, o blog esta muito lega!