1º - A água, quando é aquecida (pelo Sol ou outro processo de aquecimento), evapora e se transforma em vapor de água;
2º - Este vapor de água se mistura com o ar e, como é mais leve, começa a subir;
3º - Formam-se as nuvens carregadas de vapor de água (quando mais escura é a nuvem mais carregada de vapor de água condensado)
4º - Ao atingir altitudes elevadas ou encontrar massas de ar frias, o vapor de água condensa, transformando-se novamente em água;
5º - Como é pesada e não consegue sustentar-se no ar, a água acaba caindo em forma de chuva.
Existem regiões do mundo em que ocorrem poucas chuvas. Nos desertos (Saara, Atacama, Arábia), por exemplo, o índice de umidade é baixíssimo. Isto dificulta a formação de nuvens e das chuvas. Já em regiões como a Floresta Amazônica, as chuvas ocorrem em grande quantidade em função do alto índice de evaporação da água.
Índice Pluviométrico
Para poder acompanhar a quantidade de chuvas numa determinada região, os pesquisadores climáticos criaram o índice pluviométrico (medido em milímetros). Este é calculado da seguinte forma: as estações meteorológicas marcam um espaço no terreno de uma determinada região. Medem e acompanham a quantidade de chuva que cai ali durante o ano. Este índice é uma boa referência para se conhecer o clima de uma região.
Temporais
Muitas vezes as chuvas ocorrem em forma de temporais. Estas se caracterizam pelos ventos fortes, trovoadas e relâmpagos. Os relâmpagos são descargas elétricas provocadas pelo choque entre nuvens carregadas com muita água e energia. Já o trovão, é o som provocado por este choque.
Previsão de Chuvas
As estações meteorológicas conseguem prever as chuvas, pois observam as imagens de satélites que mostram a posição e o deslocamento das massas de ar. Com dados de outros fatores (umidade, ventos, temperaturas) conseguem prever, com elevado índice de precisão, o horário e quantidade de chuvas.
Dicas para melhorar o clima da sua casa e da sua vida.
Circulação do ar.
Deixe as janelas abertas para favorecer a circulação do ar;mantenha-as abertas nos horários mais quentes.
Limpeza
Limpe a casa e os Moveis com panos úmidos para evitar o contato com o pó, foco de ácaros – maiores responsáveis pelas alergias respiratórias.
Exercícios
Evite praticar exercícios físicos
ao ar livre entre ás 10h e ás 17h.
Aglomeração
Evite Locais fechados e aglomerados.
Tribunal Internacional de Justiça Climática.
No último dia primeiro em Portugal, se reuniram 22 países, o tema “Inovação e Conhecimento”, um dos temas centrais alterações climáticas. O assunto esteve presente do primeiro ao último dia. Apesar de o problema ser várias vezes referenciado na declaração final, mereceu também um comunicado especial.
Os países ibero-americanos comprometem-se a cooperar para "alcançar um acordo internacional amplo, ambicioso e equilibrado" em Copenhague. Acolheram ainda "com interesse" a proposta da Bolívia de criar um tribunal internacional de justiça climática e a iniciativa do Peru de um fundo para financiar a reflorestação. Entendem também ser "imprescindível" reforçar "o apoio financeiro e tecnológico dos países desenvolvidos aos em desenvolvimento". Fonte: Jose - (Amigo que reside em Portugal) – por e-mail
Navios emitem poluição equivalente à metade da frota mundial de carros...
Os navios emitem um volume de poluentes particulados equivalente à metade da poluição emitida pela frota de veículos de todo o mundo. A conclusão é de de estudo inédito feito por cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. Poluição emitida por navios. O estudo é o primeiro a calcular a poluição emitida pela frota marítima em termos globais a partir de medições diretas das emissões de particulados em navios em operação real. Os autores estimam que os navios emitem cerca de 1.100 toneladas de poluição particulada globalmente a cada ano. "Como mais de 70% do tráfego marítimo ocorre dentro da linha costeira de 250 milhas, esta é uma fonte significativa de preocupação em relação à saúde das populações costeiras," afirma Daniel Lack, que participou do estudo. Impactos opostos sobre o clima. Os navios comerciais emitem poluição tanto na forma de particulados quanto na forma do mais conhecido dióxido de carbono. Contudo, segundo os pesquisadores, esses dois tipos de poluição têm impactos opostos sobre o clima. As partículas têm um efeito global de resfriamento que é quase cinco vezes maior do que o efeito global de aquecimento causado pela emissão de CO2 dos próprios navios. O CO2 emitido. pelos navios representa cerca de 3% de todo o CO2 emitido no mundo pelas atividades humanas. A frota marítima mundial emite ainda quase 30% dos óxidos de nitrogênio de origem antropogênica. Química da poluição A pesquisa, que incluiu o monitoramento das emissões de mais de 200 navios, incluindo cargueiros, petroleiros e navios de passageiros, analisou a química das partículas e dos gases emitidos por eles. Os navios emitem sulfatos, as mesmas partículas associadas com os motores diesel que equipam carros e caminhões. Essas emissões variam em relação direta com o conteúdo de enxofre contido no combustível utilizado. Enxofre no combustível. Internacionalmente, o conteúdo de enxofre no combustível é regulado pela Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios. Como resultado dessa convenção, alguns navios usam combustíveis mais limpos, com baixos níveis de enxofre. Contudo, muitos deles continuam usando combustíveis com altos teores de enxofre. As emissões de particulados não-sulfatados dependem da velocidade de operação do motor e da quantidade de óleo lubrificante necessário para cada tipo de motor. Essa quantidade de lubrificante está diretamente ligada à qualidade do combustível utilizado - quanto pior o combustível, mais óleo é queimado e mais poluição é emitida. Contudo, mesmo o uso do chamado "combustível limpo", com menor teor de enxofre, tem resultados contraditórios. Em um achado surpreendente, os cientistas descobriram que, apesar de resultar em menor emissão de particulados, o uso do combustível com menor teor de enxofre resulta em partículas que ficam mais tempo em suspensão no ar. É justamente enquanto estão no ar que essas partículas afetam a saúde humana.
Bibliografia:Particulate emissions from commercial shipping: Chemical, physical, and optical propertiesDaniel A. Lack et al.Journal of Geophysical ResearchVol.: 2009; 114D00F04DOI: 10.1029/2008JD011300
Como podemos melhorar o ar que respiramos?
.Plantando árvores e evitando as queimadas. . Conservando os córregos e rios limpos. . Evitando queimar o lixo. Todo o lixo que apodrece deve ser enterrado para evitar também a criação de ratos e moscas. . Evitando o uso do cigarro. . Arejando a casa. . Evitando que animais andem pela casa, pois, os pêlos de alguns animais domésticos podem desencadear alergias respiratórias, como a asma. . Verificando se a chaminé do fogão de lenha está puxando bem a fumaça. . Preferindo usar a bicicleta e o ônibus ao invés do automóvel. . Exigindo das autoridades o controle da qualidade do ar expelido pelas chaminés das fábricas e pelos automóveis. “Então DEUS modelou o homem com argila do solo, soprou-lhe ar nas narinas. Um sopro de vida, e o homem tornou-se um ser vivente" Gen. 2,7
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