30 janeiro 2010

É possível administrar bem a energia?

O fiasco de Copenhague é só uma amostra do quanto o mundo está longe de pôr em prática a transição para um sistema sustentável e seguro de energia

Por Ann Florini* 
 
 
A energia está no centro dos maiores desafios mundiais. Contudo, tanto no plano internacional quanto local, ela é mal administrada. O fiasco da conferência do clima em Copenhague é só uma amostra do quanto o mundo está longe de pôr em prática a transição desesperadamente necessária para um sistema de abastecimento sustentável e seguro de energia.
O papel fundamental da energia nos problemas globais é evidente. Cerca de dois terços das emissões de gases de efeito estufa responsáveis pela mudança climática se devem à utilização de combustível fóssil. Uma disputa renovada pelo petróleo vem suscitando temores de uma nova geração de conflitos geopolíticos. A instabilidade econômica mundial está fortemente associada à volatilidade do preço da energia. O desenvolvimento econômico é definido, em boa parte, pelo processo de superação da pobreza energética. No entanto, 1,6 bilhão de pessoas não têm acesso nem mesmo aos serviços mais básicos de energia.
Em nível global e local, a energia ainda é entendida e administrada com base em suas fontes, e não com base nos serviços que essas fontes de energia proporcionam

Só recentemente ficou claro que essas coisas aparentemente sem ligação constituem a manifestação coletiva de um sistema inepto de gestão da energia. Em nível global e local, a energia ainda é entendida e administrada com base em suas fontes, e não com base nos serviços que essas fontes de energia proporcionam. Contudo, o consumidor desses serviços não está nem um pouco interessado em saber qual fonte está por trás daquilo que ele produz, do transporte que utiliza, da iluminação, aquecimento, do ar condicionado ou do eletrodoméstico. O paradigma existente petrifica a tomada de decisão numa época em que uma enorme flexibilidade e mudanças rápidas são fundamentais.

Fonte:
http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI118915-16366,00-E%20POSSIVEL%20ADMINISTRAR%20BEM%20A%20ENERGIA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Previsão do tempo

 

O Clima de São Paulo Design by Insight © 2009