14 fevereiro 2010

O clima esta Quente!

Estamos vivendo um intenso verão, com dias muito...muito quentes...

Segundo especialistas é conseqüência do El Niño e do crescimento das cidades. Estamos enfrentando dias muito quentes a temperatura tem passado com folga dos 30 graus e já chegamos aqui na capital paulista a quase 36Cº, no litoral tivemos a marca de 39,4Cº o que ocasionou a morte de vários idosos, em decorrência da elevada temperatura precisamos redobrar o cuidado com a saúde.


Para tal precisamos estar em local sempre muito bem ventilado, tomar líquido, sucos e água de coco, evite bebidas alcoólicas, pois elas auxiliam na desidratação do organismo. As refeições devem ser leves a fim de evitar desconfortos (o alimento com mais gordura requer mais do organismo para realizar a digestão o que causa sonolência e sensação de fadiga, além de sobrecarregar o fígado e outros órgãos) recomendam os nutricionistas que as refeições sejam leves com verduras, legumes e frutas (abuse das saladas) prefira frutas como melancia e melão que têm grande concentração de liquido.


E a proteção com a pele é necessária, evite sol forte, use filtro solar 30 minutos antes de sair ao sol e renove esse filtro a cada duas horas ou sempre que sair da água do mar ou piscina esteja sempre sobre o guarda-sol, os banhos não devem ser com água quente pois se assim for você suara e perderá liquido o que não deve ocorrer.

Fique atento a cansaço, fadiga e enjôo são sintomas de desidratação.


Saiba o que é o EL Niño
El NIÑO


O que é?

O El Niño é um fenômeno climático, de caráter atmosférico-oceânico, em que ocorre o aquecimento fora do normal das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. As causas deste fenômeno ainda não são bem conhecidas pelos especialistas em clima.
Este fenômeno costuma alterar vários fatores climáticos regionais e globais como, por exemplo, índices pluviométricos (em regiões tropicais de latitudes médias), padrões de vento e deslocamento de massas de ar. O período de duração do El Niño varia entre 10 e 18 meses e ele acontece de forma irregular (em intervalos de 2 a 7 anos).

Efeitos do El Niño

- Os ventos sopram com menos força na região central do Oceano Pacífico;
- Acúmulo de águas mais quentes do que o normal na costa oeste da América do Sul;
- Diminuição na quantidade de peixes na região central e sul do Oceano Pacífico e na costa oeste dos Canadá e Estados Unidos;
- Intensificação da seca no nordeste brasileiro;
- Aumento do índice de chuvas na costa oeste da América do Sul;
- Aumento das tempestades tropicais na região central do Oceano Pacífico;
- Secas na região da Indonésia, Índia e costa leste da Austrália;
- Muitos climatologistas acreditam que o El Niño possa estar relacionado com o inverno mais quente na região central dos Estados Unidos, secas na África e verões mais quentes na Europa. Estes efeitos ainda estão em processo de estudos.

Curiosidades:

- O termo El Niño é de origem espanhola e se refere a Corrente de El Niño. O nome foi dado por pescadores da costa do Peru e Equador, pois na época do Natal a região costuma receber uma corrente marítima de águas quentes. Por aparecer no período natalino, El Niño (O Menino) Jesus foi homenageado, pelos pescadores, com o nome do fenômeno climático. O termo popular foi adotado também pelos climatologistas.
- Quando o fenômeno é inverso, ocorrendo um resfriamento fora do normal na águas da região equatorial do Oceano Pacífico, dá-se o nome de La Niña.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Previsão do tempo

 

O Clima de São Paulo Design by Insight © 2009